domingo, 6 de dezembro de 2015

A Lei do Amor


A LEI DO AMOR
O amor resume inteiramente a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem não tem senão instintos; mais avançado e corrompido, não tem senão sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento, é o amor, não o amor no sentido vulgar da palavra, mas este sol interior que condensa e reúne, em seu ardente foco, todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; ela aniquila as misérias sociais. Feliz aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama, com amplo amor seus irmãos em dores! Feliz aquele que ama, porque não conhece nem a angustia da alma, nem a do corpo; seus pés são leves, e vive como que transportado para fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou esta palavra divina, amor, essa palavra fez estremecer os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.
O Espiritismo, a seu turno, vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino; estai atentos, porque esta palavra ergue a pedra dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela ao homem maravilhado seu patrimônio intelectual; não é mais aos suplícios que ela o conduz, mas à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito, e o espirito deve hoje resgatar o homem da matéria.
Disse eu que no seu inicio o homem não tem senão instintos; aquele, pois, em quem os instintos dominam, está mais próximo da ponte de partida que do objetivo. Para avançar em direção ao objetivo, é preciso vencer os instintos em proveito dos sentimentos, quer dizer, aperfeiçoar estes sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; eles carregam consigo o progresso, como a bolota encerra o carvalho, e os seres menos avançados são aqueles que, não se despojado senão pouco a pouco de sua crisalida, permanecem escravizados aos instintos. O Espirito deve ser cultivado como um campo; toda a riqueza futura depende do labor presente, e mais do que bens terrestres, vos levará a gloriosa elevação; é então que, compreendendo a lei de amor que une todos os seres, nela encontrareis as suaves alegrias da alma, que são o preludio das alegrias celestes.

Lazaro, Paris, 1862 - O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. 11. Item 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário