domingo, 3 de março de 2013

Coração: A Memória da Vida


 “O homem bom do bom tesouro do coração terá o Bem, e o mau do mau
tesouro terá o mau: por que a boca fala do que está cheio o coração”.
Toda criatura vive em função do universo de idéias e sentimentos que lhe são próprios.
Vivemos a nossa realidade psíquica a todo instante. Não conseguimos agir e realizar nada sem a sua participação.
Cada Ser humano possui duas fontes de energia que determinam sua vida psicológica: o cérebro e o coração.
Cérebro e coração são complexas engrenagens psíquicas em evolução contínua há milhares e milhares de séculos. Cada uma registra materias psíquicos bastante distintos. O cérebro, em sua função primordial: pensa e raciocina, calcula e memoriza, imagina e compara, indaga e reflete, analisa e conclui. O coração sendo a organização sensível do Espírito não tem nada a ver com o coração de carne, que apenas reflete as energias do coração espiritual. É patrimônio do Espírito imortal, onde estão registrados e armazenados, de forma inconfundível, os múltiplos tipos de sentimentos, e desejos que a pessoa criou e sentiu, experimentou e vivenciou em toda a sua trajetória reencarnatória na esteira dos séculos.
Deus não criou o Espírito humano já pronto e acabado, com inteligência e sentimento complexos. Somos o resultado natural e fiel da ação de nosso próprio livre-arbítrio no tempo, em obediência a Lei de Ação e Reação.
Do coração nascem os desejos e emoções, todos os vícios e virtudes, as boas ou más tendências, os bons ou maus sentimentos, o caráter em cada pessoa é o resultado da soma dos valores íntimos com tendências predominantes para o Bem ou para o Mal, dependendo do potencial do bom tesouro ou do mal tesouro de sentimentos guardados no coração. Assim ensinou Jesus.
Meu Mundo Particular: Meu coração
 Há dois mil anos, Jesus - o Divino Psicanalista, ensinou-nos com clareza os segredos do coração, tão pulsante, impulsivo e misterioso em cada pessoa. Ele em poucas palavras, esquadrinhou com profundidade o essencial do Ser humano. Tudo que possuí-mos por dentro de nós, nos escaninhos mais profundos do coração é responsabilidade do próprio espírito, pois ele é que criou e está construindo através do livre-arbítrio.
Nas engrenagens sutis e imponderáveis do coração, cada criatura possui o seu bom tesouro ou mal tesouro, ou seja a sua estocagem de bons ou maus sentimentos registrados na forma de reflexos psíquicos.
O cérebro humano com pouco mais de um quilo de células e humores neurais, com sua engrenagem complexa e delicada de conexões, não é propriamente a sede da inteligência e nem do sentimento, pois esses talentos são do Espírito, que verdadeiramente organiza, supervisiona e comanda todos os filamentos e conjunções dos mais simples aos mais complexos. A química super apurada do cérebro material é toda trabalhada e ativada pelo cérebro espiritual cuja fonte
primordial é a química mental.
O Mau Tesouro no Coração
As almas que em vidas passadas, pelo seu descuido e indisciplina, ódios e paixões, revolta e más ações, que logicamente não cuidaram do Bem e do amor verdadeiros, hoje são vítimas de suas próprias criações infelizes, por armazenarem no coração muito mais o mal tesouro referido por Jesus. Fazem surgir na existência atual, em seu automatismo emocional: sintomas psicológicos desagradáveis e doentios, vícios arraigados, enfermidades psíquicas das mais simples às mais complexas, atitudes inconvenientes, paixões sexuais e ações de crueldade e vingança. Tudo isso constitui resultado muito natural de seus próprios desatinos em vidas pretéritas, manipulando as forças do desejo, das ambições do instinto sexual para o egoísmo e orgulho, a paixão e crueldade, a vaidade e o poder. Carregamos por dentro de nós, nossas próprias obras de vidas passadas.
Cada um de nós é responsável direto pelo Bem ou pelo mal, pela luz ou pela sombra, pela harmonia ou pelo desequilíbrio, pelas energias saudáveis ou desagradáveis, pelo pântano de tristeza ou pelos jardins de alegrias, que se encontram bem vivos nos mecanismos invisíveis do coração.
O Centro da Vida
É o coração que comanda o cérebro e não o contrário. No coração mora o centro  de nossa vida. Nossas palavras e conversações não nascem primeiramente do cérebro e sim dos arquivos ainda imperceptíveis do coração.
Afirmou o Mestre das Almas: “...a boca fala do que está cheio o coração.” ( Mateus, 6:45). As larvas incandescentes de nossos maus sentimentos, nascidas dos arquivos obscuros do coração, sobem para o cérebro, materializando-se nas idéias e atitudes, palavras e ações. Lançando o fogo das paixões e emoções tresloucadas ao chão das experiências humanas, queimamos, destruímos e infelicitamos as criaturas de nosso mundo de relação que não escapam de nossas violentas arremetidas emocionais.
É muito mais fácil aplicar e desenvolver a inteligência, através da leitura e do estudo sistemático na formação da cultura e sabedoria do que revolucionar e educar o turbilhão dos maus sentimentos e más tendências para o caminho do Bem verdadeiro na formação do amor fraternal e da humildade. É por isso que o trabalho de educação da criança e a auto-educação pelos adultos é tão difícil, árdua e dolorosa.
O Bom Tesouro do Coração
Um bom sentimento constituindo o bom tesouro do coração, logicamente não produzirá uma emoção desequilibrada ou um ato criminoso. Árvore boa no coração do homem bom não poderá dar o mau fruto das más ações. É preciso cuidar com muito carinho e devoção as engrenagens delicadas do coração se desejamos aperfeiçoar nossos desejos e sentimentos para a prática das boas ações.
Se somos infelizes no muito íntimo, isso acontece por conservarmos o mau tesouro no coração. Não é justo culpar a ninguém pelo que estamos experimentando: as torturas intimas, os problemas psicológicos, as patologias psíquicas e os estados obsessivos e sim a nós mesmos, pois somos os responsáveis por estes tormentos íntimos.
O homem com mau coração não é mal na essência, pois Deus não criou ninguém para o mal irremediável.
A Lei de Deus é Lei de Evolução, para todos os Espíritos; temporariamente, o mau tesouro poderá predominar nos arquivos sensíveis do Ser e não eternamente.
Todo Espírito, por mais ignorante, perverso e criminoso, se buscar sinceramente a educação de si mesmo na escola de amor ao próximo, da caridade desinteressada e da humildade sincera e da correção de seus maus sentimentos, mudará para sempre e de forma definitiva o seu destino para melhor na conquista da Luz Divina, no aperfeiçoamento moral e da consciência tranquila.
Para tal cometimento educacional, a vontade em cada Espírito deverá ser superior a todas as forças negativas do coração afim de conseguir superar a si mesmo nas lutas e experiências reencanatórias.
Walter Barcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário