"Conduta espírita é cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos segundo a própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei..." **
Olá, amigos!
Peço a atenção de vocês para duas (2) notinhas:
1) Uma mensagem, enviada em 24/09/2010, também sobre "Família", chegou à lista novamente hoje, sem que a tivéssemos reenviado. Ou o Yahoo está com problemas, o que é bem provável, ou a mensagem precisava chegar até alguém.
Então desculpem o reenvio, foi à nossa revelia. E, para quem se identificou com o texto, recebam o mesmo como um carinhoso recado celeste.
2) Sobre eleições... Bom, o e-mail de hoje é mais longo, pois contém textos para um estudo ampliado sobre política, e que pode ser usado tanto em Centros Espíritas como no Lar. Explicamos porque: o voto é obrigatório, todos sabem disso. Através dele, escolhemos os representantes da Nação. Necessário, portanto, que o tema também faça parte dos diálogos familiares. Orientar os pequenos desde cedo é, por este motivo, obrigação de pais e educadores.
Mas... como ensinar a selecionar? Qual o melhor candidato? Como se comporta o político honesto, ético e verdadeiramente interessado no progresso geral? Ele existe? Se existe, como identificá-lo?... Podemos e devemos conversar sobre política com nossos pequenos e jovens. É na tenra idade que inculcamos valores e responsabilidades. Mãos a obra, pais e educadores, se desejamos que amanhã o solo em que pisamos seja plenamente de paz e respeito. Ou... de "Ordem e Progresso".
Feliz eleições e que Deus nos ilumine a todos! (Lori, Instituto André Luiz)
Abaixo, três mensagens sobre Política, ou três modos de ver "Governo".
André Luiz: falando sem rodeios.
NOS EMBATES POLÍTICOS
André Luiz
Situar em posição clara e definida as aspirações sociais e os ideais espíritas cristãos, sem confundir os interesses de César com os deveres para com o Senhor.
Só o Espírito possui eternidade.
Distanciar-se do partidarismo extremado.
Paixão em campo, sombra em torno.
Em nenhuma oportunidade, transformar a tribuna espírita em palanque de propaganda política, nem mesmo com sutilezas comovedoras em nome da caridade.
O despistamento favorece a dominação do mal.*
Cumprir os deveres de cidadão e eleitor, escolhendo os candidatos aos postos eletivos, segundo os ditames da própria consciência, sem, contudo, enlear-se nas malhas do fanatismo de grei.
O discernimento é caminho para o acerto.
Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos.
O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos.
Não comercializar com o voto dos companheiros de ideal, sobre quem a sua palavra ou cooperação possam exercer alguma influência.
A fé nunca será produto para o mercado humano.
Por nenhum pretexto, condenar aqueles que se acham investidos com responsabilidades administrativas de interesse público, mas sim orar em favor deles, a fim de que se desincumbam satisfatoriamente dos compromissos assumidos.
Para que o bem se faça, é preciso que o auxílio da prece se contraponha ao látego da crítica.
Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial.
A rigor, não há representantes oficiais do Espiritismo em setor algum da política humana.
“Nenhum servo pode servir a dois senhores.” — Jesus. (LUCAS, 16:13.)
(Do livro "Conduta Espírita", pelo Espírito André Luiz, Francisco C. Xavier)
NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:
Emmanuel: falando com bondade.
P O L Í T I C A
Emmanuel
“E quem governa seja como quem serve”
- Jesus- Lucas, 22:26.
O Evangelho apresenta, igualmente, a mais elevada fórmula de vida político-administrativa aos povos da Terra.Quem afirma que semelhantes serviços não se compadecem com os labores do Mestre não penetrou ainda toda a verdade de suas Lições Divinas.
A magna questão é encontrar o elemento humano disposto à execução do sublime princípio.
Os ideais democráticos do mundo não derivam senão do próprio ensinamento do Salvador.
Poderá encontrar algum sociólogo do planeta, plataforma superior além da gloriosa síntese que reclama o governante as legítimas qualidades do servidor fiel?
As revoluções, que custaram tanto sangue, não foram senão uma ânsia de obtenção da fórmula sagrada na realidade política das nações.
Nem, por isso, entretanto, deixaram de ser movimentos criminosos e desleais, como infiéis e perversos têm sido os falsos políticos na atuação do governo comum.
O ensinamento de Jesus, nesse particular, ainda está acima da compreensão vulgar das criaturas.
Quase todos os homens se atiram à conquista dos postos de autoridade e evidência, mas geralmente se encontram excessivamente interessados com as suas próprias vantagens no imediatismo do mundo.
Ignoram que o Cristo aí conta com eles, não como quem governa tirânica ou arbitrariamente, mas como quem serve com alegria, não como quem administra a golpes de força, mas como quem obedece ao Esquema Divino, junto dos seres e cousas da vida.
Jesus é o Supremo Governador da Terra e, ao mesmo tempo, o Supremo Servidor das criaturas humanas.
(Do livro "Alma e Luz", pelo Espírito Emmanuel, Francisco C. Xavier)
NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:
http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html
Emmanuel: falando a verdade...
POLÍTICA DIVINA
Emmanuel
"Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve." - Jesus. (LUCAS, 22:27.)
O discípulo sincero do Evangelho não necessita respirar o clima da política administrativa do mundo para cumprir o ministério que lhe é cometido.O Governador da Terra, entre nós, para atender aos objetivos da política do amor, representou, antes de tudo, os interesses de Deus junto do coração humano, sem necessidade de portarias e decretos, respeitáveis embora.
Administrou servindo, elevou os demais, humilhando a si mesmo. Não vestiu o traje do sacerdote, nem a toga do magistrado.
Amou profundamente os semelhantes e, nessa tarefa sublime, testemunhou a sua grandeza celestial.
Que seria das organizações cristãs, se o apostolado que lhes diz respeito estivesse subordinado a reis e ministros, câmaras e parlamentos transitórios?
Se desejas penetrar, efetivamente, o templo da verdade e da fé viva, da paz e do amor, com Jesus, não olvides as plataformas do Evangelho Redentor.
Ama a Deus sobre todas as coisas, com todo o teu coração e entendimento.
Ama o próximo como a ti mesmo.
Cessa o egoísmo da animalidade primitiva.
Faze o bem aos que te fazem mal.
Abençoa os que te perseguem e caluniam.
Ora pela paz dos que te ferem.
Bendize os que te contrariam o coração inclinado ao passado inferior.
Reparte as alegrias de teu espírito e os dons de tua vida com os menos afortunados e mais pobres do caminho.
Dissipa as trevas, fazendo brilhar a tua luz.
Revela o amor que acalma as tempestades do ódio.
Mantém viva a chama da esperança, onde sopra o frio do desalento.
Levanta os caídos.
Sê a muleta benfeitora dos que se arrastam sob aleijões morais.
Combate a ignorância, acendendo lâmpadas de auxílio fraterno, sem golpes de crítica e sem gritos de condenação.
Ama, compreende e perdoa sempre.
Dependerás, acaso, de decretos humanos para meter mãos à obra?
Lembra-te, meu amigo, de que os administradores do mundo são, na maioria das vezes, veneráveis prepostos da Sabedoria Imortal, amparando os potenciais econômicos,passageiros e perecíveis do mundo; todavia, não te esqueças das recomendações traçadas no Código da Vida Eterna, na execução das quais devemos edificar o Reino Divino, dentro de nós mesmos.
(Do livro "Vinha de Luz", pelo Espírito André Luiz, Francisco C. Xavier)
NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:
** sf.1. Povo, partido, sociedade: "O chefe deve ter as virtudes da grei e mais até o ideal da sua gente." (Afrânio Peixoto, Maias e Estevas.))2. O conjunto dos paroquianos ou diocesanos; Congregação
3. Rebanho de gado de pequeno porte.[F.: Do lat. grex, gregis.]
* "Mentira é a ação capciosa que visa o proveito imediato de si mesmo, em detrimento dos interesses alheios, e essa atitude mental da criatura é das que mais humilham a personalidade, retardando, por todos os modos, a evolução do espírito." - Emmanuel (Livro "Visão Nova", FCXavier)
Realização:
Instituto André Luiz
AO REPASSAR/REPUBLICAR, FAVOR CONSERVAR OS CRÉDITOS.
Entrar no grupo: instituto_andreluiz-subscribe@yahoogrupos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário