quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TRIUNFOS ALHEIOS



TRIUNFOS ALHEIOS

Difícil é tolerar derrotas próprias...
Dificílimo tolerar vitórias alheias...
Quem suporta, sereno e calmo, um fracasso pessoal – é forte...
Quem pode, de coração sincero, felicitar a outrem por um triunfo – é herói.
De todas as coisas difíceis uma das mais difíceis é esta: celebrar triunfos alheios.
Toda grandeza alheia parece amesquinhar meus direitos...
Toda luz do vizinho parece ofuscar meus fulgores...
Todo louvor tributado ao próximo parece vitupério para mim...
Todo bem que de outros dizem parece diminuição do meu bem...
Basta que fulano tenha valor – e logo me sinto desvalorizado...
Basta que brilhe a inteligência de sicrano – e logo me sinto menos inteligente...
Basta que digam que beltrano é homem de bem – e logo me parece que me chamaram malfeitor.
Por isso, tomo a defensiva do ego – e passo logo à ofensiva do Tu...
Agredido, agrido o pretenso agressor...
Protesta meu ego contra o Tu – com medo de que esse Tu venha a ser um super-ego.
Apago outras luzes – porque não sinto assaz forte minha luz...
Toda inveja é confissão de fraqueza e mesquinhez...
Toda maledicência é atestado de raquitismo espiritual...
Quem goza saúde perfeita pode tolerar que outros gozem perfeita saúde...
Quem se sente cheio de forças pode permitir que haja fortes a seu lado...
Só o vagalume precisa da noite para luzir...
Somente o fraco chama débeis os fortes – para parecer forte ele mesmo...
Só o semicego chama cegos os videntes – para ser o único vidente entre cegos...
Somente o enfermo nega saúde aos sãos – para parecer rei entre escravos...
Só pode alegrar-se com o trinfo do vitorioso quem possui grande força moral.
Quem dentro de si possui valor absoluto – e não mede o seu valor pelo desvalor relativo dos outros...
O espírito livre e largo – não afere a sua plenitude pela vacuidade do próximo...
Só o homem perfeito e maduro pode em verdade dizer: sinceros parabéns pela vitoria alcançada!
Dar esmola a um indigente – é cristão...
Socorrer a um necessitado – é honesto...
Apresentar condolências a uma vitima – é humano...
Mas em tudo isso pode o homem gozar a própria fortuna – em face do infortúnio do próximo...
Pode saborear a sorte feliz – na sorte adversa do outro...
Mas, para exultar interiormente com o triunfo dum homem feliz – requer-se grande heroísmo da alma...
“Há mais felicidade em dar que em receber”...
Do Livro: De Alma para Alma
Huberto Rohden

Nenhum comentário:

Postar um comentário