sábado, 26 de janeiro de 2013

Vença a ansiedade


      Nos dias atuais em que vivemos na Terra com tanto progresso material, o ser humano vive aturdido diante de graves conflitos: o medo, a mágoa, a depressão e a ansiedade. Eles têm assolado milhões de pessoas em todo o planeta e não são fáceis suas curas ou as suas remoções do âmago do ser humano.
     Inicialmente, pretendemos oferecer algumas definições deste terrível drama:
 “Ansiedade é a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer”. O dicionarista Aurélio apresenta estes conceitos: “Ânsia: aflição, angústia... Perturbação do Espírito causada pela incerteza, ou pelo receio...; Ansiedade: estado afetivo, caracterizado por um sentimento de insegurança.”
     Leitor amigo observe, então, que a ansiedade está intimamente ligada com as incertezas da existência na Terra e na vida espiritual, só que são muitos os que se afligem com o que lhes poderá suceder depois da morte.
     Buda – o Iluminado – já chamava a atenção para a impermanência de tudo quanto se refere ao corpo orgânico. Platão, filósofo da antiguidade afirmava que a única coisa que não muda no Universo é a Lei de Mudança.
     Assim, pela dinâmica da Vida, em movimento contínuo, nada permanece estacionário. Criatura alguma, por força deste movimento incessante, experimenta segurança absoluta e permanente no corpo. Todos estão sujeitos a mudanças que poderão ocorrer a qualquer momento. Em face desta impermanência e desta insegurança, compreende-se porque a maioria dos homens vive a braços com essa sensação de que algo desagradável está para acontecer.
     O ansioso crônico sofre, dentre outras razões, porque sonha em conseguir certos bens e valores e sonha em conservar sempre, o que vier a conquistar!  Como não consegue tudo o que deseja, ou como sente que não conservará para sempre o eventualmente conquistado, angustia-se. Sofre com a sensação de que não conseguirá atingir a meta ou com a sensação de que qualquer momento perderá o pouco que conquistou!
     Pode-se, pois, então dizer que a ansiedade é uma perturbação de espírito causada pela incerteza ou pelo receio. Os estudiosos fazem uma distinção importante entre o medo e a ansiedade: enquanto o medo é a reação ao perigo externo e real, a ansiedade significa “uma expressão de conflitos interiores, na maioria das vezes inconscientes”.
     A ansiedade pode ser considerada normal ou patológica. A ansiedade normal é aquela na qual o indivíduo apresentará as manifestações psíquicas ou físicas, em intensidade leve ou moderada, não freqüentes e com duração limitada de tempo. A ansiedade será patológica sempre que as manifestações psíquicas mencionadas apresentarem-se num nível acentuado, inaceitáveis. Trará inclusive, malefícios para a economia orgânica. A ansiedade neste grau, somente perturba e prejudica.
     A mágoa ou ressentimento é outra enfermidade da alma. A cura da mágoa exige uma reforma íntima profunda. Aqueles que a conservam, adoecem, não só espiritual, mas fisicamente. A melhor terapia é a do perdão, não só de palavras, mas, principalmente, do total esquecimento do mal recebido.
     A depressão é também uma doença da alma e está vinculada na maioria das vezes ao presente e o passado do Espírito que agiu errado e contraiu desta ou de outras vivências anteriores à consciência de culpa. Como então vamos curarmo-nos destas doenças tão graves? O Espiritismo, ampliando os ensinamentos morais da mensagem de Jesus para os tempos atuais, oferece-nos alguma sugestão? Vejamos a seguir algumas regras que podem mudar a sua vida:
1) Faça o bem a si e aos semelhantes;
2) Confie em Deus, planeje a sua vida e haja;
3) Ame a sua família procurando melhorar o seu relacionamento familiar;
4) Aprenda a dominar as emoções;
5) Seja você o seu psicoterapeuta descobrindo as suas virtudes;
6) Seja competente planejando as suas ações;
7) Vá além do bem-estar material pensando nos valores da educação do Espírito;
8) Cresça com os obstáculos;
9) Viva bem com todos;
10) Tenha zelo pelo corpo, mas, principalmente, pela iluminação interior.
     Finalmente, com o despertar do Espírito e a vivência do amor, cremos que podemos vencer estes males que têm levado muitas pessoas ao sofrimento e, assim, podemos atingir um estado de plenitude. A iluminação.
Fonte: CLARO, Izaías, Como Superar a Ansiedade,
Edições Jerônimo Mendonça, 2001, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário