domingo, 17 de setembro de 2017

A Filha do Amor

A FILHA DO AMOR
A caridade, como filha do amor, carrega consigo a luz da vida. Quando praticada com ternura, conforta o coração, de onde sai clareando todos os sentimentos que o bem impulsiona.
O Espiritismo é o mediador da luz de Nosso Senhor Jesus Cristo; por isso, ele se constitui em bênçãos de Deus e permanece no mundo consolando e instruindo as criaturas, para a formação de um novo mundo, onde há abundância do mel da verdade e do leite da fé.
Muita gente encontra-se maldizendo a Terra, pelos acontecimentos nela surgidos, mas na verdade ela está se elevando por força da lei. Quantas coisas boas existem na Terra, quantas descobertas apareceram nesses últimos cem anos em favor da humanidade! Se alguns usam as descobertas para o mal, logo se cansarão, e passarão a aplicá-las no bem comum, donde surgirá a alegria interna. Todos somos feitos iguais, e todos somos filhos do mesmo Deus.
A lei natural que afirma que todos os homens permeiam uns com os outros é irrefutável, expressando a vontade de Deus para o bem de todos. Ninguém engana o Senhor nas suas qualidades eternas.
A caridade conduz à mansuetude, no equilíbrio que a luz nos oferta, porque ela nasce no centro onde gera a vida. Verifiquemos que em todas as organizações espiritas surge a assistência social de muitas formas, capaz de consolar as criaturas que sofrem, na forma de pão, de roupa, de teto e várias outras modalidades de ajudar; é a caridade em função do amor, inspirada pelos benfeitores encarregados por Jesus, no alimento da alma, e para que a Doutrina Espírita circule na Terra, com esta feição de amor.
O Espiritismo está empenhado com Jesus nas mudanças dos sentimentos humanos que, de primitivos irão passando a ser maduros, entendendo o bem como dever, a educação como caminho, e a instrução como luz para compreender a vida, na simplicidade em que ela foi criada. Em todos os momentos de caridade, lembre-se de que ela salva no seu trabalho, no seu lar e na sua vida e que, às vezes, gestos pequenos costumam salvar uma nação de grandes catástrofes. Como é bom um lar viver em paz! Mas ela nasce no perdão e no exemplo do bem. Como é sublime entender os companheiros de trabalho! Aí surge a amizade e o ambiente se clareia com a fraternidade! Como é alegre a pessoa ser vista nas ruas como amiga da paz e da Concórdia! Todos vibram amor em seu benefício. São sementes que se passa a semear, e cujos frutos outro não colhe. É nesse sentido que se fala “O que é meu é meu”; aí não entra o egoísmo, mas a verdade. O egoísmo é a negação da caridade, é a enfermidade que somente se cura com o amor.
Este livro – Conceitos de Paz -, como lembrança do Evangelho, mais faz lembrar da melhora interna, do auto aperfeiçoamento, para a glória de si mesmo, porque para tanto fomos criados. Quem aperfeiçoa a si mesmo está se lembrando do Pai e agradecendo a Jesus, pela Sua grande renúncia de pisar junto aos homens, para dar o exemplo de amor, falando e fazendo, durante a Sua estadia na Terra, a pura caridade.
Quem deseja libertar-se das imperfeiçoes, vence a si mesmo amando.

Conceitos de Paz – Miramez/João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário