segunda-feira, 16 de maio de 2011

PERDAS QUE SOFREMOS

Quando o destino nos leva alguém que amamos.
Como reagir?
Muitas vezes em nossa vida sofremos algumas perdas, que são duros revezes, que nos fazem baquear. E se não tivermos uma boa estrutura espiritual podemos cair em desesperança.
Chegamos mesmo a perder a fé na humanidade e nas pessoas.
Quando nos vemos privados de alguém a quem muito queremos, geralmente ficamos na beira do abismo. Se algo ou alguém nos empurrar, ou mesmo se fraquejarmos, cairemos no poço da depressão. E isso não pode e nem deve ocorrer.
Principalmente se a perda for de quem além de tudo, foi a parceria de nossa vida. 
Alguém com quem dividimos nossos melhores e piores momentos. Que nas alegrias estava sorridente, festejando animadamente, mesmo  nossos menores êxitos. 
Que nas horas de tristeza, estava ali, firme, ao nosso lado, dando aquela força, nunca deixando que o desespero nos dominasse.  Que seus momentos felizes conosco compartilhava. Que em seus momentos difíceis, sabia onde encontrar o alento para recuperar-se do baque.
Enfim, aquele alguém com quem tudo era dividido.
Vem a pergunta crucial.
Como superar essa perda? 
Como não deixar dominar pelo desalento?
A resposta para tais perguntas, a encontramos em nosso interior.
Em nossa força espiritual, que nos possibilitará reagir à debacle. São as pedras que surgem em nosso caminho, e que podem tanto nos fazer tropeçar, como poderemos afasta-las, e seguir vivendo.
"Se algum dia passar pelo caminho da vida e tropeçar, não desanime e lembre-se que por ali muitos passaram e tropeçaram mas nem por isso deixaram de caminhar."
Em versão mais, popular, diz-se: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.
E é exatamente isso que nos resta fazer. Ficar apenas lamentando a perda, em nada irá nos ajudar.
Podemos ir buscar forças, nas lembranças boas, nos papos amigos de que sempre eram feitos nossos dias. Chegamos praticamente a "sentir"  a presença a nosso lado, aquela mão amiga em nosso ombro, sua voz ao nosso ouvido, dizendo-nos que a vida continua, e que precisamos reagir para continuar vivendo.
Dizendo-nos que ele estará feliz, se nós também estivermos. 
Pode ser uma felicidade triste, mas será a alegria de continuar vivendo. De saber que embora em outro plano, ainda está conosco.
Que sua presença amiga faz parte atuante de nossa vida. 
Que todo aquele apoio que precisamos para continuar nossa caminhada, ainda estaremos recebendo.
Basta saber como o receber. 
Basta saber "ouvir". 
Basta saber "sentir".
Perdas sempre tivemos, e sempre teremos. É a lei da vida.  Àqueles que ficam, resta a obrigação de saber dar continuidade à vida.  E se parar para chorar a perda sofrida, apenas perderá tempo de vida. 
Sentir a perda é uma coisa, desanimar por causa dela, é outra.
E se houve um grande amor, mais um motivo para viver, revivendo-o em nosso interior, pois se houve uma perda física, houve um ganho espiritual. Pode não ser a mesma coisa, mas é melhor do que nada. E a esse nada chegaremos se apenas nos limitarmos a chorar, por não termos mais sua presença física.
É em situações parelhas que precisamos justificar nossa permanência entre os vivos, pois as lamentações só servirão para nos afundar mais.
A capacidade de reação é que mostra nosso real valor. É muito fácil, quando tudo nos corre bem, mostrar nosso valor. Contudo, quando realmente temos que mostrar nossas reais condições, é ao sofrermos revezes.
Procurarmos superar momentos adversos com atitudes positivas.
Esse é o segredo.
Pensando positivamente, teremos UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry.

Um comentário:

  1. Venho por meio, retribuir a visita que fez ao meu blog. (Eloos)
    E agradecer ao comentário que lá deixou; Obrigada.
    Tudo que encontrei aqui é lindo e me deu paz;
    Voltarei sempre, Maria J.

    Abraços.

    ResponderExcluir