quinta-feira, 30 de maio de 2013

Alfabeto emocional

"O Dr. Juan Hitzig 1 estudou as característics do alguns longevos saudáveis e concluiu que, além do perfil biológico, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes. 'Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos trilhões de células que formam um organismo' - explica.
Conforme sua pesquisa, as condutas "S":
Serenidade;
Silêncio;
Sabedoria;
Sabor;
Sexo;
Sono;
Sorriso - promovem secreção (liberação) de Serotonina ( em definição simples é um neurotransmissor que dá sensação de bem estar, prazer...).
Enquanto as condutas "R":
Ressentimento;
Raiva;
Rancor;
Repressão;
Resistências - facilitam a secreção de Cortisol (considerado o hormônio do stress), substância corrosiva para as células, que acelera o envelhecimento.
As condutas "S" geram atitudes "A":
Ânimo;
Amor;
Apreço;
Amizade;
Aproximação.
As condutas "R", pelo contrário, geram atitudes "D":
Depressão;
Desânimo;
Desespero;
Desolação.
Aprendendo esse alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e com mais saúde, porque o "sangue ruim" (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento. O bom humor, ao contrário, é a chave para a longevidade saudável, conforme esclarece o médico." 

Orson Peter Carrara
                                                                  Do livro: Por que Adoecemos?

1 - Dr. Juan Hitzig é especialista em medicina do idoso e prevenção gerontológica, uma de suas atividades é ser professor da universidade de Biogerontologia de Maimonide (Argentina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário