terça-feira, 17 de junho de 2014

O Patriotismo na Copa

Costumo referir-me que o Brasil se veste de verde e amarelo de 1460 em 1460 dias. Nesta época de toques personalizados muitas pessoas estão se "padronizando" estilo copa do mundo. Vejo muitos veículos com as bandeiras tremulando, as casas enfeitadas, as ruas coloridas, enfim vejo um patriotismo que só ocorre de quatro em quatro anos. Que pena!
Num país de tantas riquezas naturais, com uma diversidade cultural e étnica, com diversidade religiosa quase que nunca vista, num país continental onde "tudo que se planta dá", o Brasil é celeiro do mundo, reserva de água potável maior do planeta, no entanto não valorizamos tudo isso. Não faço aqui uma campanha contra a copa, seus méritos ou deméritos, porém o que penso que deveria ser constante é este orgulho brasileiro que se instala na época da copa do mundo. Gostaria de ver pessoas tendo orgulho de serem brasileiros sem que para isso a bola tivesse de rolar e a seleção brasileira entrasse em campo.
Costumeiramente ouvimos durante a vida toda muitos brasileiros maldizendo a Pátria do Cruzeiro, questionando seu papel como "coração do mundo e pátria do evangelho". Esta brasilidade que contagia neste momento estes milhões de técnicos e estrategistas de jogadas, bem que poderia se instalar em nosso psiquismo para valorizarmos e discutirmos o papel de nosso país frente aos desafios da nova era que o planeta começa a atravessar. Penso que em cada dia, a cada minuto temos o dever de expressar nossa gratidão por estarmos renascidos no Brasil, por reconstruirmos nossos caminhos nesta "pátria mãe gentil" que nos fornece a oportunidade de crescermos para avançar na escala evolutiva e por consequência ajudarmos esse país a crescer também.
Realmente desejo ver o dia em que nossa pátria veja seus filhos vestirem a alma de verde e amarelo para saudarem cada brasileiro que foi mártir da desigualdade social, cada mãe que viu seu filho partir pelas vias do tráfico, cada criança abandonada à própria sorte enfim, sonho num Brasil que seja para os brasileiros e com brasileiros que amem e abençoem seu Brasil e tudo que nele existe, independente da copa.
Jefferson Leite
http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/o-patriotismo-na-copa/#ixzz34w4R4xwH

Nenhum comentário:

Postar um comentário