domingo, 20 de agosto de 2017

Kardec pergunta aos Espíritos

KARDEC PERGUNTA AOS ESPÍRITOS
Questões 237 a 243
237. Uma vez de volta ao mundo dos Espíritos, conserva a alma as percepções que tinha na Terra?
"Sim, além de outras de que aí não dispunha, porque o corpo, qual véu sobre elas lançado, as obscurecia. A inteligência é um atributo, que tanto mais livremente se manifesta no Espírito, quanto menos entraves tenha que vencer."
238. São ilimitadas as percepções e os conhecimentos dos Espíritos? Numa palavra: eles sabem tudo?
"Quanto mais se aproximam da perfeição, tanto mais sabem. Se são Espíritos superiores, sabem muito. Os Espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes acerca de tudo."
239. Conhecem os Espíritos o princípio das coisas?
"Conforme a elevação e a pureza que hajam atingido. Os de ordem inferior não sabem mais do que os homens."
240. A duração, os Espíritos a compreendem como nós?
"Não e daí vem que nem sempre nos compreendeis, quando se trata de determinar datas ou épocas."
Os Espíritos vivem fora do tempo como o compreendemos. A duração, para eles, deixa, por assim dizer, de existir. Os séculos, para nós tão longos, não passam, aos olhos deles, de instantes que se movem na eternidade, do mesmo modo que os relevos do solo se apagam e desaparecem para quem se eleva no espaço.
241. Os Espíritos fazem do presente mais precisa e exata ideia do que nós?
"Do mesmo modo que aquele, que vê bem, faz mais exata ideia das coisas do que o cego. Os Espíritos veem o que não vedes. Tudo apreciam, pois, diversamente do modo por que o fazeis. Mas, também isso depende da elevação deles."
242. Como é que os Espíritos têm conhecimento do passado? E esse conhecimento lhes é ilimitado?
"O passado, quando com ele nos ocupamos, é presente. Verifica-se então, precisamente, o que se passa contigo quando recordas qualquer coisa que te impressionou no curso do teu exílio. Simplesmente, como já nenhum véu material nos tolda a inteligência, lembramo-nos mesmo daquilo que se te apagou da memória. Mas, nem tudo os Espíritos sabem, a começar pela própria criação."
243. E o futuro, os Espíritos o conhecem?
"Ainda isto depende da elevação que tenham conquistado. Muitas vezes, apenas o entreveem, porém nem sempre lhes é permitido revelá-lo. Quando o veem, parece-lhes presente. À medida que se aproxima de Deus,
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76.ed. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1995. Livro eletrônico gratuito em http://www.febnet.org.br.

* * * Estude Kardec * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário