domingo, 7 de maio de 2017

Ser e Ter



 SER E TER
Eu queria ter um carro… Eu adorava carros… Quando eu era adolescente meu sonho era poder comprar um carro conversível. Queria ter um carro do ano para poder desfilar com ele na entrada nas boates, e impressionar as meninas. Ah… Como seria maravilhoso passear pelo litoral, num dia ensolarado, com meu belo automóvel.
Eu queria também ter uma lancha… Sim, esse era outro sonho importante, tão forte quanto o sonho do carro. Com uma lancha eu poderia deslizar sobre as águas do mar, ao cair da tarde, ou durante a manhã, vendo o nascer do sol. Poderia parar e ficar horas e horas boiando no mar numa calma pescaria. Depois mergulhar no mar e apreciar o frescor das águas numa contemplação pacífica do oceano infinito.
Eu queria ter um videogame de última geração em minha infância. Era maravilhoso poder jogar todos aqueles jogos. Ser o herói virtual que salva o mundo, derrota os inimigos e resgata a princesa. Videogame era meu grande sonho. Infelizmente não pude ter um… e ficava triste por não ter ganho este belo presente dos meus pais.
Eu também queria ter minha própria empresa. Isso me ajudaria a conquistar minha independência financeira. Não precisaria ficar aguentando chefes e nem ficar seguindo horários rígidos. Ser o dono do próprio negócio era maravilhoso. Eu queria tanto… mas nunca consegui. Isso ficou apenas no plano do sonho.
Eu também gostaria de ter um sítio. No sítio dos meus desejos haviam muitos cavalos de raça. Todos eles se alimentavam da melhor ração. Eu queria ter esses cavalos para poder cavalgar livremente pelos campos, com meu cabelo esvoaçando ao vento, sem hora para sair e tampouco para voltar. Trabalhei muito durante a vida, me esforcei, mas meu orçamento jamais foi suficiente para que eu comprasse um sítio.
Do alto dos meus 80 anos, revendo todo o meu passado, vejo todas as coisas que eu queria ter e não tive. Cada desejo não conquistado era para mim motivo de tristeza. Sofria por desejar ter e não conseguir ter. Sofria por sonhar e cair sempre na realidade do não ter. Sofria por imaginar algo que poderia conquistar com meu trabalho, mas que nunca consegui.
Lançando o olhar sobre toda a minha vida, vejo que gastei muito tempo seguindo um mesmo padrão: eu desejava ter, não tinha… e sofria por isso.
Hoje entendo que ao invés de passar minha vida buscando o ter, teria sido muito mais proveitoso para mim deixar isso de lado e simplesmente ser…
Muitas pessoas confundem o ter com o ser. Elas acreditam que só podemos ser, caso conquistemos o ter. Mas isso não é verdade…
O ser independe do ter. Ninguém precisa ter para ser…
Por isso, eu aprendi essa lição. Na vida, para serem felizes, as pessoas não precisam de coisa alguma, não precisam ter milhares de coisas… Sim, as pessoas não sabem disso, mas elas precisam tão somente ser… e nada mais.
Ser é suficiente… Quem simplesmente é sem se preocupar com o ser, consegue ser feliz e realizado. Mas aqueles que passam suas vidas buscando o ter… esses acabam perdendo suas vidas. Eles desperdiçam sua existência em quimeras, em ilusões, quando poderiam simplesmente deixar tudo fluir… e apenas ser.
(Hugo Lapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário