quinta-feira, 3 de junho de 2010

CARIDADE

Nos questionamos muito sobre a maneira de fazermos caridade.
Certo que escutamos sempre como fazer.
Indo a um hospital, em um abrigo para idosos ou crianças, doando roupas, etc...
Há várias maneiras.
Porém, é muito simples fazer caridade a esse modo. Nos sentimos bem com essa troca. Sim, troca. Se eu doo roupas, comida e vou nos abrigos ajudar estou quite com a Justiça Divina.
Mas nem sempre é assim. Caridade vem de dentro, primeiramente sentimento, depois ação.
Até onde eu sinto a necessidade de estar ajudando o próximo? Eu faço por mim ou eu faço porque me falaram que assim que é o certo?
É muito importante desenvolvermos os sentimentos no nosso íntimo para não corrermos o risco de fazermos "barganhas" com Deus.
Quando desenvolvemos o amor, por tudo e por todos, vamos realizar a caridade de maneira natural.
Conversas fúteis diminuem nossos créditos. Os vícios também.
Caridade começa consigo mesmo, depois com os outros.
Isso é amar o próximo como a si mesmo. Temos que procurar doar para as pessoas o que temos de melhor, saber reconhecer nossos defeitos e não os oferecer aos outros.
Quando irridado? O silêncio da minha parte é caridade.
Quando triste? O carinho a alguém ou mesmo um animal me fará entender a sublimidade dos sentimentos. Esse entendimento é caridade.
Quando feliz? Não guardar a felicidade só para si. Distribuir sorrisos é caridade.
Quando sozinho? Procurar a companhia das pessoas que estão sozinhas, geralmente na parte mais necessitada da cidade. Dar um olhar de compreensão é caridade.
Quando doente? Ter fé. Acreditar que tudo acontece para o nosso crescimento espiritual. Distribuir confiança em Deus, também é caridade.
Dessa meneira fecharemos feridas morais. Com o exemplo benéfico nas atitudes e conversas.
Palavras, olhares, sorrisos, ações, pensamentos...
Certo que a caridade material é importante, porém, deve ser realizada com verdadeiro sentimento de amor. Sabendo que aquela pessoa que está nos dando a oportunidade desse desenvolvimento afetivo é nosso irmão.
Caridade não é ação somente. É consequência.
Abraços fraternos
Karla Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário