domingo, 1 de setembro de 2013

O TOP

Você já ouvir falar em TOP, leitor amigo?

É a sigla que engloba os lobos temporal, occipital e parietal, na parte posterior do cérebro.

A novidade é que para alguns pesquisadores o TOP é uma espécie de individualidade com vida própria, coabitando conosco na caixa craniana, disposto a nos sugerir ideias e iniciativas sempre que lhe dermos a devida atenção.

Você poderá até converter com ele, estimulando-o ao bate papo, começando assim:

- Entao, meu caro TOP, como vão as coisas por aí? Tudo bem?

Depois é soltar o verbo, à maneira de bons amigos que permutam experiências.

É preciso prestar muita atenção, alertam os pesquisadores, porque em principio teremos certa dificuldade para entender o TOP, talvez por não estarmos habituados a conversar com a ilustre figura.

E mantenha o canal aberto, dizendo-lhe:

- Se tiver novidade, estou aqui.
*
Situação curiosa: se há um fluxo de ideias que bem do TOP, talvez possamos atribuir aos seus humores a diferenciação de sentimentos e sensações que nos assaltam, mais ou menos assim:

                        - Tristeza: TOP na fossa.
                        - Alegria: TOP em festa.
                        - Agressividade: TOP  nervoso.
                        - Serenidade: TOP tranquilo.
                        - Pessimismo: TOP negativo.
                        - Otimismo: TOP  animado.
                        - Apatia: TOP preguiçoso.
                        - Energia: TOP agitado.
                        - Ódio: TOP  irado.
                        - Amor: TOP enamorado.

O TOP não lembra alguém, caro leitor?

Diria que é mais ou menos assim que estabelecemos contato com os Espíritos pelos condutos da inspiração, quando prestamos atenção ao fluxo de ideias que surgem em nossa mente e nos dispomos ao diálogo mental com a individualidade espiritual que as emite.

Exatamente como está na questão 460, de O Livro dos Espíritos, em que Kardec indaga:

Além dos pensamentos que nos são próprios, haverá outros que nos sejam sugeridos?

Dizem os Espíritos reveladores:

Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem ao mesmo tempo sobre o mesmo assunto e, frequentemente, bastante contraditório. Pois bem! Neles há sempre um pouco de vós e um pouco de nós, e é isso que vos deixa na incerteza, porque tendes em vós duas ideias que se combatem.

O problema é que na insistente pretensão de reduzir os fenômenos mediúnicos a meras manifestações do cérebro, nos domínios do animismo, os cientistas materialistas chamam de TOP o que chamamos de Espírito.
*
E quando o TOP se Põe contra nós e passa o tempo todo nos azucrinando com ideias perturbadoras, causando-nos transtornos físicos e psíquicos e induzindo-nos ao comportamento desajustado?

Os pesquisadores não falam a respeito, mas fatalmente terão que se debruçar sobre essa possibilidade, que nada mais exprime senão a influencia dos maus Espíritos, configurando os problemas obsessivos, definidos por Kardec, em O Livro dos Médiuns, no capítulo 23.
*
É importante, sim, que conversemos com o TOP, mas lembrando sempre que ele é apenas representação de Espíritos que nos procuram e nos influenciam, sendo razoável que tomemos cuidado, atentos ao inicio da resposta que o mentor espiritual oferece a Kardec, quando pergunta, na questão 469, como podemos neutralizar a influencia dos maus Espíritos:

“Praticando o Bem e pondo em Deus toda a vossa confiança[...]”.

Richard Simonetti

Revista Reformador – Agosto 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário