As sublimes lições não paravam de
iluminar as consciências dos discípulos interessados no conhecimento da
Verdade.
Cada momento em companhia do Mestre
amado revestia-se de um aprendizado inolvidável.
Jamais houvera alguém que pudesse, como
Ele o fazia, cantar a beleza da sabedoria com a linguagem singela de um lírio
alvinitente em pleno chavascal.
As Suas palavras eram como pérolas
reluzentes que formavam colares luminosos na consciência dos ouvintes.
Ele nunca se repetia. Com as mesmas palavras
entretecia variações incomuns em torno dos temas do cotidiano, oferecendo
soluções simples, às vezes, profundas, com a mesma naturalidade com que se
referia ao Pai, o Seu Abba.
Ressoavam nos refolhos das almas o canto
incomparável do Sermão da Montanha, que se lhes tornara o novo norte para o
avanço no rumo da augusta plenitude.
Cada bem-aventurança era portadora de um
novo conteúdo, como sendo a diretriz soberana do amor em relação ao futuro da
Humanidade.
Ninguém ficava à margem, nenhum sentimento
era esquecido e a fonte de inexaurível sabedoria continuava a fluir a água
lustral dos ensinamentos imortais.
Ele parecia ter pressa de preparar os
amigos, embora não fosse apressado.
Eram tantas as necessidades humanas que
não era possível desperdiçar o tempo em cogitações da banalidade e emprego das
horas em pequenezes habituais do comportamento.
Mais de uma vez Ele falara sobre a
emoção do amor e a bênção do perdão, sendo porém enfático em todas elas.
O perdão é sempre melhor para aquele que
o concede.
Para que não ficasse esquecido entre as
preocupações que assaltavam os amigos, na sua labuta diária, Ele voltava ao
tema com novas composições.
Já lhes dissera que se fazia indispensável
perdoar setenta vezes sete vezes, o que significava perdoar incessante,
ininterruptamente...
Naquela oportunidade ímpar, complementou
o ensinamento, referindo-se à conduta pessoal de cada criatura:
Portanto, se estiveres apresentando a
tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra
ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu
irmão, e depois vem apresentar a tua oferta...
... Concilia-te depressa com o teu
adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o
adversário te entregue ao guarda e sejas lançado na prisão.
Em verdade, vos digo que de maneira
nenhuma saireis dali enquanto não pagardes o último ceitil. (*)
Tratava-se da aplicação da misericórdia
nos relacionamentos, de modo a manter-se a consciência de paz.
Nesse sentido, a compaixão em relação
aos erros alheios assumia papel de preponderância, mas os amigos aturdidos
compreendiam que lhes era muito difícil a mudança de conduta, habituados ao
desforço em relação àqueles que os prejudicavam.
Assim pensando, após a exposição do
Senhor, Tiago perguntou-Lhe, recordando-se da severidade da Lei Antiga:
Como é possível, Mestre, permitir-se que
o agressor fique impune, após a prática do seu ato perverso?
O Iluminado olhou-o com imensa ternura,
por saber que ele era cumpridor dos deveres, severo em relação a si mesmo,
portanto, exigente no que diz respeito ao comportamento dos outros e
compreendeu-lhe a inquietação.
Após um breve silêncio, ante o zimbório
celeste, recamado de estrelas que lucilavam ao longe, respondeu benigno:
As águas do rio limpam as margens e o
leito por onde correm, transformando e decompondo o lixo e a imundície em rico
adubo mais adiante, levados pela correnteza.
Assim também o amor de misericórdia
transforma a agressão em bênção para a vítima, auxiliando o inimigo a
purificar-se, ao largo do percurso evolutivo.
Quando se perdoa, isto não implica
anuência com o erro, com o crime, com o descalabro do outro. Não se trata de
desconhecer a atitude infeliz, mas objetiva não retaliar o outro, não aguardar
oportunidade para nele desforçar-se.
Não devolver o mal que se sofre é o
início do ato de perdoar. Compreender, porém, que o outro, o agressor, é infeliz,
que ele se compraz em malsinar porque é atormentado, constitui a melhor
reflexão para o perdão radical, o perdão sem reservas.
Ninguém tem o direito de oferecer ao Pai
suas orações e dádivas de devotamento, se tem fechado o coração para o seu próximo,
aquele que, na sua desdita, derrama fel sobre os outros e cobre a senda que
percorrerá no futuro com os espinhos da própria insanidade.
Ter adversário é fenômeno normal na
trajetória de todas as criaturas, no entanto, deve-se evitar ser-lhe também inamistoso,
igualando-se em fraqueza moral e desdita interior. Quem assim se comporta
também sofrerá julgamento da autoridade, a quem seja apresentada queixa, e essa
poderá exigir-lhe o ressarcimento do mal até o último e mínimo ultraje.
É o que ocorre com qualquer ofensor ou
ofendido magoado. É obrigado a refazer o caminho sob a jurisdição divina, até
quitar-se de todas as mazelas e débitos morais.
O interrogante, no entanto, insistiu:
Como então fica a justiça diante daquele
que lhe desrespeita os códigos austeros?
O Amigo compassivo compreendeu a
inquietação do companheiro e elucidou:
A questão da justiça não pertence ao
ofendido, mas aos legisladores que aplicarão a penalidade corretora que se
enquadre nos códigos legais. E quando isso não ocorre, a sabedoria divina
impõe-se ao calceta, que carrega na consciência o delito, fazendo-o ressarcir
os danos com a sua cooperação ou sofrendo os efeitos do mal que praticou,
imputando-se sofrimentos reparadores. Ninguém consegue fugir à consciência
indefinidamente, porque sempre há um despertar para a realidade transcendental.
Mas, Mestre, nesse caso, todos os crimes
de qualquer porte devem ser perdoados e esquecidos? - Instou, inquieto,
Serenamente, Jesus retorquiu:
Não há crime imperdoável. Há, sim,
mágoas exageradas. Quem não tem condutas reprocháveis ao longo da existência,
por mais austero seja em relação a si mesmo, observando os Códigos da justiça e
da religião? Quantas vezes, em momentos de infelicidade e de ira, pessoas boas
e generosas, devotadas ao Pai e ao dever, rebelam-se e agem incorretamente?
Será justo desconhecer-lhes toda uma trajetória de dignidade por um momento de
alucinação, de torpor mental pela ira asselvajada que lhe tomou a consciência?
É necessário, portanto, perdoar-se todas
as formas de agressão, entregando-as ao amor do Pai Incomparável, a tomar nas
mãos a lei e a justiça, aplicando-as conforme o desconforto de que se é objeto.
Assim fazendo, torna-se digno de também
ser perdoado.
Esse é o sublime comportamento do amor,
em forma de benignidade para com o próximo, o irmão da retaguarda evolutiva.
Depois do silêncio que se abateu
natural, no círculo de amigos, Ele adiu gentilmente:
Convém recordar-se, igualmente, que
todos necessitam do perdão para as suas ações infelizes, desse modo, devendo
perdoar-se, purificar a mente, permitir-se o direito de errar, compreendendo a
sua humanidade e fraqueza, mas não permanecendo no deslize moral nem se
comprazendo em ficar na situação a que foi arrojado.
O auto perdão é conquista do amor que se
renova e compreende que se está em processo de renovação e de auto iluminação.
Assim, portanto, rogando-se ao Pai
perdão pelos próprios delitos, amplia-se o pensamento e alcança-se o agressor
digno de ser perdoado também.
A noite prosseguia rica de suaves
perfumes e incrustada dos diamantes estelares, registrou a lição imorredoura do
perdão a todas as ofensas.
pelo Espírito
Amélia Rodrigues - Psicografia de Divaldo Pereira Franco, no lar de Armandine e
Dominique Chéron, na manhã de 5 de junho de 2014, em Vitry-sur-Seine, França. http://www.divaldofranco.com.br/mensagens.php?not=369
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