sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Simpatias e antipatias terrenas, ou almas gêmeas?

Dois seres que se conheceram e se amaram, podem encontrar-se numa outra existência corpórea, embora não podendo reconhecerem-se, podem ser atraídos um pelo outro; e frequentemente as ligações íntimas, fundadas numa afeição sincera, não provém de uma outra causa. Dois seres se aproximam um ao outro por circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que são resultado da atração de dois Espíritos que se buscam através da multidão.
Nem sempre seria agradável para eles se reconhecerem. A recordação das existências passadas teria inconvenientes maiores do que pensais. Após a morte eles se reconhecerão e saberão em que tempo estiveram juntos.
A simpatia não tem por motivo um conhecimento anterior; dois espíritos que tenham afinidades se procuram naturalmente, sem que se hajam conhecido como encarnados.
Ainda não nos é dado conhecer todas as ligações existentes entre os seres pensantes. O magnetismo é o piloto desta ciência que mais tarde iremos compreender melhor.
Da mesma forma se dá, porém, no sentido inverso com as antipatias. Dois Espíritos antipáticos se advinham e reconhecem, experimentam uma repulsa instintiva sem se falarem.
A antipatia instintiva nem sempre é um sinal de natureza má, pois que, dois Espíritos não são necessariamente maus, pelo fato de não serem simpáticos. A antipatia pode originar-se de uma falta de similitude do modo de pensar. Mas, à medida que eles se elevam, os matizes se apagam e a antipatia desaparece.
A antipatia entre duas pessoas nasce indiferentemente, tanto naquele que é pior Espírito ou no que é melhor, mas as causas e os efeitos são diferentes. Um Espírito mau sente antipatia por quem quer que o possa julgar e desmascarar; vendo uma pessoa pela primeira vez, percebe que ela vai desaprová-lo; seu afastamento se transforma então em ódio, inveja, e lhe inspira o desejo de fazer mal. O bom Espírito sente repulsa pelo mau porque sabe que não será compreendido por ele e que ambos não participam dos mesmos sentimentos; mas, seguro de sua superioridade, não sente contra o outro nem ódio, nem inveja: contenta-se em evitá-lo e lastimá-lo.
RESUMO
Dois seres que se conheceram e estimaram, encontrando-se noutra existência corporal, podem sentir-se atraídos um para o outro, ainda que não se reconheçam. Muitas vezes dois seres se aproximam, devido a circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que na realidade são resultantes da atração de dois Espíritos que se buscam reciprocamente por entre a multidão. Entre os seres pensantes há ligações que ainda não conhecemos. O magnetismo é o piloto dessa ciência, que mais tarde este mundo compreenderá melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário