quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Participação Espiritual

PARTICIPAÇÃO ESPIRITUAL
            Estamos constantemente em plena comunicação espiritual com os nossos semelhantes. Queiram saber os encarnados que a nossa influencia é permanente com aqueles que sintonizamos. Por lei de afinidade, atraímos o que somos. Os nossos pensamentos convidam pensamentos idênticos para se ajuntarem a nós, na mesma sequência que idealizamos. Eis porque devemos exercitar todos os dias novas mudanças, na melhoria das nossas condições espirituais. A cada dia em que nos modificamos para melhor, mudam=se as nossas companhias espirituais. Vivemos na faixa que os nossos sentimentos indicarem. A Doutrina Espírita nos chama para a reforma moral em todas as suas páginas de alto atendimento evangélico e é nessas modificações que ganhamos a tranquilidade consciencial e passamos a sentir a necessidade de fazer o melhor para o nosso próximo.
            Esforcemo-nos para entrar em comunhão com a vida superior na sua dinâmica de alegrai pura, na sua feição da caridade sem violência e na sua fraternidade que nos conduz ao amor. Devemos sempre participar das conversações elevadas e não dar ouvidos aos assuntos menos dignos, que nos podem levar à decadência moral. Já analisaste o que te encontras pensando? Já observaste as tuas ideias mais intimas? já colocaste os teus ouvidos de atalaia para ouvires bem o que falas? Se não, começa hoje esse trabalho contigo mesmo, e se houver algo errado, passa a consertar. Modifica teus modos, esquece os erros alheios e lembra-te das virtudes dos teus companheiros. Não menciones fatos destrutivos, mas procura lembrar dos acontecimentos elevados que possam trazer, para quem te ouve, a esperança, a fé e a paz espiritual. Acompanha os movimentos de fraternidade coletiva e de tua ajuda como força do exemplo, para que o mundo não se demore muito mais nas condições inferiores. O paraíso muito falado depende, de certa forma, da tua participação, do teu comportamento.
            Comunga com as boas ideias, que elas crescerão avançando no tempo e dominando o espaço. Se não tiveres condições de alegrar os outros, faze isso contigo mesmo. Há tantas coisas boas para solidificar o bem e nossos caminhos. Se desejas morar em uma casa saudável, torna-a saudável; se desejas um ambiente de luz em torno de ti mesmo, deves iluminá-lo e a caridade é o melhor caminho, porém quando ela é feita com amor.
            O espírito a tudo comanda e Deus, a todos nós. Somos os coconstrutores dos nossos destinos, e se nada fizermos em nosso favor, por intermédio dos outros, o que devemos esperar no futuro? Se desejamos nos tornar livres, necessário se faz que conheçamos a verdade. Ela é força de Deus a nos dar as mãos para a verdadeira emancipação espiritual.

Livro – Força Soberana – Miramez/João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário